Pontos de Interesse

A Região

A casa de Igarei localiza-se na freguesia de Queirã, concelho de Vouzela, e próximo de centros populacionais, históricos e turísticos importantes (Viseu, Vouzela , Tondela e o importante centro termal de S. Pedro do Sul – 15 a 20m) e ainda acerca de uma hora de Aveiro, Guarda e Coimbra.
Toda esta simplicidade de acesso se deve ao facto de estar a menos de 10 minutos dos acessos aos importantes eixos rodoviários do (A25 e A24/IP3).

História

Está documentado que a fixação do homem, nestas paragens, é muito remota. A exploração mineira no solo e subsolo de Carvalhal do Estanho, Queirã, Paço e Quintela é pré-romana e posterior. O labirinto de galerias subterrâneas que ingleses e alemães exploraram e espalharam, em profundidades, na extracção de enormíssimas quantidades industriais de estanho e volfrâmio, designadamente aquando da Primeira e Segunda Guerra Mundial, têm uma origem milenária.
Esta riquíssima região mineira foi servida pela estrada romana, integrada na extensa malha viária do Império Romano, que, de Viseu, seguia, dirigindo-se à Bracara Augusta. Troços disseminados, um ou outro preservado, documentam o traçado viário.

Património histórico

Igreja Paroquial de Queirã
Lagareta da Cruz da Ribeira
Minas da Bejanca (Carvalhal do Estanho)

Cozinha Tradicional

Considera-se um bom garfo? Então inicie a viagem petiscando um diverso leque de ofertas: chouriça, morcela, azeitonas. Após estes petiscos prove a sopa seca característica de Alcofra e siga para um dos ex-libris gastronómicos do concelho: a Vitela de Lafões. Não aprecia vitela? Não há problema, os rojões de porco, o cabrito assado no forno, o cozido, as papas de milho ou o arroz de feijão com pataniscas de bacalhau são igualmente boas opções. A acompanhar experimente a broa de milho e o vinho verde de Lafões e vai ver que não se arrepende. Termine a viagem gastronómica com os obrigatórios pastéis de Vouzela, folares e não deixe de provar também a tradicional doçaria de feira: os caladinhos, as raivas, os bolos de gema, os bolos de limão, as cavacas, os beijinhos e as passarinhas. Comece a dieta amanhã

A Não perder...

Percursos Pedestres

Serras escarpadas, sítios históricos, aldeias rústicas, vales cobertos de vegetação são alguns dos cenários possíveis que se encontram no conjunto de Percursos Pedestres de Vouzela.

Mata da N.ª Sr.ª do Castelo

Localizada a cerca de 3 Km da vila de Vouzela a Mata do Castelo, a aproximadamente 520 m de altitude, destaca-se no contexto natural deste concelho, representando para a população de Vouzela uma verdadeira relíquia e sem dúvida uma mais valia do ponto de vista turístico. Aqui poderá merendar à sombra de um frondoso arvoredo de carvalhos, pinheiros, acácias e eucaliptos. Nas encostas junto à capela da N.ª Sr.ª do Castelo são ainda vários os exemplares de sobreiros que rodeiam, o que é considerado por muitos, o mais belo miradouro da Beira Alta. Daqui terá uma panorâmica sobre as vilas de Vouzela e São Pedro do Sul e uma bela paisagem sobre o vale do Vouga. Poderá ainda visitar alguns pontos de interesse que se escondem entre a vegetação: um par de sepulturas na rocha ali existentes, de planta antropomórfica, a capela da N.ª Sr.ª do Castelo e uma imponente fonte.

Termas de São Pedro do Sul

Localizada a 7kms do Paço, a nascente de água termal de S. Pedro do Sul é explorada desde o séc. I da nossa era; são mais de 2 000 anos a comprovar as propriedades curativas destas águas mineromedicinais. Usufruindo de uma água sulfúrea que brota a 68,7ºC, a estância termal de S. Pedro do Sul dispõe de excelentes recursos técnicos e humanos e magníficas instalações, equipadas com tecnologia de ponta na área da balneoterapia, sendo hoje consideradas das mais modernas da Europa e as maiores da península ibérica e onde se continuam a curar muitos males.
Além dos tratamentos termais, os balneários das Termas de São Pedro do Sul oferecem ainda pacotes de tratamentos SPA e bem estar convencionais (Massagens etc.).

Património Etnográfico

O artesanato espelha, de certa forma, o modo de vida de um povo. O concelho de Vouzela foi outrora uma região profundamente agrícola que tinha no linho, no vime e na lã uma forma de subsistência. Hoje as peças artesanais deixaram de ter este cunho para passarem a contar a história do passado e embelezarem o presente.

A região de Lafões, conhecida pela beleza e variedade das suas paisagens, com o vale do Vouga a separar as serras da Arada e do Caramulo, unindo as antigas e orgulhosas terras de S. Pedro do Sul (com as Termas e o SPA de água quente), Oliveira de Frades (com o Museu Etnológico) e Vouzela (com os seus solares e ruas antigas e o circuito das 3 torres medievais) são atractivos a não perder.

Pode ainda visitar:Tondela; Viseu, uma verdadeira cidade museu; Aveiro (a veneza portuguesa)entre muitos outros locais de interesse cultural e turistico.

Festas Feiras e Romarias

Festa de São Miguel Arcanjo no dia 29 de Setembro
Festa de São Silvestre, em Vasconha no dia 31 de Dezembro
Festa da Senhora das Neves e São Lourenço em Igarei no 2º Domingo de Agosto
Festa da Nossa Senhora da Ajuda em Carregal no dia 15 de Agosto
Festa de Nossa Senhora das Necessidades em Carvalhal do Estanho no Domingo seguinte a 15 de Agosto
Festa de São Martinho em Carvalhal do Estanho, no Domingo seguinte a 11 de Novembro
Feira mensal na Giesteira no 3.º sábado de cada mês.
Festa de Santo António em Loumão no 1º domingo de Junho

Veja aqui algumas imagens da Região

Video Vouzela

VOUZELA

QUEIRÂ

CARAMULO

SÃO PEDRO DO SUL

LAFÕES

OLIVEIRA DE FRADES

SERRA DA ARADA

TONDELA

VISEU

AVEIRO